O estudo do clima de ondas na região oceânica de Santa Catarina foi tema de pesquisa conduzida no Laboratório de Dinâmica dos Oceanos da Universidade Federal de Santa Catarina. A investigação foi parte da dissertação de mestrado da pesquisadora Bruna Alves de Oliveira, sob orientação do Prof. Antonio Fernando Härter Fetter Filho, e contou com apoio financeiro do INCT Mar-COI.

A pesquisa analisou o clima das ondas na região oceânica de Santa Catarina a partir de trinta e dois anos de dados de ondas gerados por um modelo numérico Wavewatch III. Os resultados mostraram mudanças consideráveis ao longo do tempo e no espaço. A altura das ondas  apresentou propensão a aumentar até 0,37cm/ano na região norte do estado e 0,15cm/ano na região sul. A pesquisa mostrou que durante as últimas décadas ocorreu uma rotação da direção das ondas no sentido horário, bem como, uma tendência de aumento dos períodos das ondas durante o outono e o inverno. 

O estado de Santa Catarina sofre com problemas de erosão costeira em boa parte do seu litoral, dentro deste contexto, estudos como este são fundamentais para o planejamento de uso e ocupação da região costeira.

Maiores detalhes em: Oliveira, B.A., Sobral, F., Fetter, A., e Mendez, F.J. 2019. A high-resolution wave hindcast off Santa Catarina (Brazil) fof identifying wave climate variability. Regional Studies in Marine Science 32, 100834. https://doi.org/10.1016/j.rsma.2019.100834