O projeto SAMBAR, financiado pela FAPESP (http://www.bv.fapesp.br/en/auxilios/98525/interannual-variability-of-the-meridional-transports-across-the-samoc-basin-wide-array- sambar /), visa compreender melhor a variabilidade interanual do conteúdo de calor e transporte meridional através de 34,5ºS, um trecho zonal referido como SAMBA (o arranjo de toda a Bacia de Circulação Meridional do Atlântico Sul). Ele investigará os impactos das mudanças globais no oceano e o feedback das mudanças na Circulação do Atlântico Sul no Clima Regional e na estabilidade da circulação meridional (MOC).

O SAMBAR é coordenado pelo Dr. Edmo Campos, um dos inspiradores e principal colaborador do sub-projeto que investiga o papel dos oceanos nas Mudanças Climáticas do INCT-Mar COI. As atividades deste sub-projeto são fundamentais para a compreensão dos impactos dessas mudanças sobre as condições ambientais ao longo do Zona Costeira Brasileira. A conexão do nosso esforço observacional de larga escala ao proposto no projeto "SAMBAR" nos permitirá integrar sinergicamente as informações obtidas e potencializar os resultados obtidos.  O SAMBAR conta ainda com a participação de pesquisadores do INCT-Mar COI, o que contribuirá para consolidar as linhas de pesquisa desenvolvidas sobre esta temática no Brasil.

A primeira atividade do SAMBAR foi a realização do cruzeiro SAMOC15/SAMBAR1. O cruzeiro, realizado entre 20/04 a 03/05, utilizou o N.Oc. Alpha Crucis e contou com participantes de várias instituições do Brasil, Argentina, Uruguay e EUA.