O trabalho dos pesquisadores  Marcus Vinıcius Carpes Barão, Joao Paulo Ristow , Marina Martins Bousfield , Guillaume François Gilbert Barrault e Antonio Henrique da Fontoura Klein desenvolvido dentro do sub-projeto Geodiversidade do INCT-Mar COI esta sendo publicado na Revista Brasileira de Geofísica (SBGF). 
 
A pesquisa descreve o uso de registros sísmicos do acervo da industria de Óleo e Gás para gerar imagens acústicas da coluna d' ́água e assim detectar estruturas oceânicas em mesoescala por meio da combinação de resultados de processamento de dados sísmicos com
parâmetros oceanograficos. Denominada de Oceanografia Sísmica, o presente método  ́e uma ferramenta emergente para a analise de propriedades físicas e processos dos oceanos. 
 
Os dados sísmicos utilizados foram obtidos na Base de Dados de Exploração e Produção da ANP e os dados oceanográficos foram obtidos no World Ocean Database. 
 
Os resultados mostram que as curvas de refletividade calculadas utilizando parâmetros oceanográficos tem forte correlação com os dados da oceanografia sísmica.
 
As reflexões detectadas corroboraram com as informações da literatura sobre os limites das massas d' ́água da região e com gradientes abruptos dos parâmetros oceanográficos.
 
A base de dados da ANP mostram um potencial para melhora do conhecimento das estrutura oceânicas de meso escala no Brasil.
 
Fonte: Figura elaborada pelo Dr. Arthur Antônio Machado