O grupo de pesquisa em microbiologia e genética molecular da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) – Itajaí (SC), membro integrante do projeto INCT Mar- COI atua na prospecção e identificação de microrganismos com potencial biotecnológico provenientes de amostras de ambientes marinhos de profundidade.

A coleção de microrganismos possui 655 bactérias marinhas isoladas e grande parte está preservada, assim a seleção de biomoléculas como proteínas, enzimas e sideróforos vem sendo identificadas e caracterizadas. Desta coleção três organismos com potencial biotecnológico tiveram seus genomas sequenciados. E ainda, uma amostra rara de carcaça de baleia foi explorada por meio do sequenciamento metagenômico.

Até o momento, mais de vinte genes codificante de enzimas de interesse biotecnológico foram clonadas a partir de material genômico e metagenômico, sendo que quatro delas foram expressas, purificadas e caracterizadas revelando características únicas de atividade em pH e temperatura.

Também, por meio de uma parceria com pesquisadores da Japan Agency for Marine-Earth Science and Technology (JAMSTEC), foi determinado o genoma da bactéria Moritella sp. Jt01. A partir dessa bactéria previamente isolada na Fossa do Japão (6.957 m profundidade), uma lipase foi clonada e caracterizada, também indicando apresentar propriedades de relevância industrial. Em outra linha de pesquisa está sendo avaliado o potencial de proteínas inseticidas selecionadas a partir de dados genômicos e metagenômicos de bactérias marinhas disponíveis publicamente, a partir da proteína purificada, bioensaios serão realizados a fim de avaliar o potencial bioinseticidas da mesma.