A alta desigualdade e o baixo crescimento econômico na América Latina  (AL) estão dificultando a compreensão, integração e envolvimento da mitigação dos efeitos do clima, o que perpetua a heterogeneidade regional. As metas e objetivos específicos das estratégias de mudança climática em todo o mundo refletem uma agenda global que muitas vezes é separada das vulnerabilidades e contextos nacionais/regionais que favorecem ações e respostas atrasadas ou mesmo inadequadas localmente.

O envolvimento da AL na ação climática depende das capacidades institucionais nacionais específicas do desenvolvimento e da conscientização pública de uma perspectiva mais diversa e com vários conhecimentos, abrangendo as culturas locais, o idioma e uma participação mais ampla das comunidades locais. Apesar de muitas limitações políticas e econômicas, a América Latina deve ser integrada não apenas a partir de uma perspectiva comercial de bens e serviços, mas ao abraçar as realidades e conhecimentos locais, incorporar o conhecimento local em avaliações globais e adaptar as descobertas às realidades locais.

O trabalho, liderado pela Dra. Mônica Muelbert do INCT-Mar COI, defende que a adoção das conclusões do Relatório Especial do Painel Intergovernamental sobre Mudança do Clima “O Oceano e a Criosfera em um Clima em Mudança” (IPCC-SROCC) nas políticas da AL também podem ser aprimoradas pelo desenvolvimento sustentável das capacidades de pesquisa regional e pela garantia de monitoramento e observações de longo prazo das variáveis climáticas.

Atualmente, a falta de informações acessíveis e inclusivas em nível local dificulta o entendimento geral, a integração e o engajamento da sociedade para mitigar os efeitos do clima, o que perpetua a heterogeneidade regional e ameaça os esforços para reverter o curso das mudanças climáticas na AL. Pesquisadores locais devem ser capacitados, encorajados, recompensados e mais bem incluídos nas avaliações científicas globais do clima-oceano. A tradução do conhecimento científico em linguagem local é certamente essencial para permitir uma extração mais equitativa das informações contidas nestes relatórios, facilitando a interpretação da linguagem calibrada e o processo IPCC mais palatáveis para o público em geral.

Em última análise, a adoção e incorporação das recomendações do SROCC nas Contribuições Nacionalmente Determinadas( NDCs) dependem fortemente da realidade local, que é ditada pela relação entre processos relacionados à adaptação, como vulnerabilidade social, baixo crescimento - bem como altos contrastes e desigualdades e pressões políticas

O artigo completo pode ser acessado pelo link https://doi.org/10.3389/fclim.2021.748344

Muelbert MMC, Copertino M, Cotrim da Cunha L, Lewis MN, Polejack A, Peña-Puch AC and Rivera-Arriaga E (2021) The Ocean and Cryosphere in a Changing Climate in Latin America: Knowledge Gaps and the Urgency to Translate Science Into Action. Front. Clim. 3:748344.