O apoio do INCT-Mar COI tem sido importante para o estudo de habitats e comunidades da megafauna bentônica e bentopelágica e sua interação com a pesca a partir da análise de imagens submarinas na Universidade do Vale do Itajaí em três iniciativas paralelas. Áreas profundas da margem continental brasileira e altos topográficos, como a Elevação do Rio Grande e Dorsal de São Paulo, foram estudadas através de vídeos produzidos pelo submersível tripulado Shinkai 6500 da Agência Japonesa JAMSTEC. Em destaque, a descrição da diversidade quimiossintetizante de uma carcaça de baleia a mais de 4000 m de profundidade foi publicada Scientific Reports (DOI: 10.1038/srep22139). Também um “jardim” de espojas (Sarostegia oculata) que mimetizam corais foi descrito no platô da Elevação do Rio Grande e publicado no volume especial da revista Deep Sea Research II, dedicado a expedição Iata-Piuna (DOI:10.1016/j.dsr2.2017.11.009). Além disso a diversidade de crustáceos e peixes dessa mesma região profunda foi documentada em dois estudos no prelo nas revistas Marine Biodiversity e Deep Sea Research I. Uma dissertação de mestrado apoiada pelo INCT-Mar COI contribuiu para estes trabalhos.

Uma Trawl Camera adquirida através do INCT Mar COI tem sido essencial para estudar o efeito das redes de arrasto sobre o ecossistema bentônico do talude das regiões sudeste e sul do Brasil. Além dos estudos sobre pegada espacial, emissão de gases do efeito estufa e o bycatch, ressalta-se a análise do comportamento de cardumes do calamar argentino (Illex argentinus) em reação à redes de arrasto de fundo no sul do Brasil, incluindo movimentos de fuga, padrões de coloração e de natação. Este artigo está no prelo na revista Latin American Journal of Aquatic Research.

Por fim, o potencial dessa mesma câmera para o imageamento de áreas costeiras de Santa Catarina tem sido avaliado através do uso de um trenó-câmera projetado e desenvolvido na própria UNIVALI. Esse instrumento, batizado de TOR (Trenó Oceanográfico de Reboque) está em fase de testes, mas já foi capaz de representar habitats e diversidade bentônica demonstrando potencial para estudos ambientais costeiros. O TOR foi construído para carregar a Trawl Camera além de câmera GoPro e sonda multiparâmetros. Sua construção foi financiado pela FAPESC (Edital ACAFE 2016) e contou com auxílio do CNPq através de bolsa PIBIT. Esta iniciativa demonstra a importância do INCT-Mar COI como integrador de diversas ações de fomento. As imagens podem ser vistas em:

https://drive.google.com/open?id=1mG9-2koUIo00np8uyhBW8lIfiaJszy3p

https://drive.google.com/open?id=1zfgYegZOP5YEmlyd1rZH8i-WB2DyVgjk