O Sub-Projeto 4.5 do INCT MAR COI: " Florações de Trichodesmium na Costa Brasileira" atinge mais uma publicação. Este sub-projeto iniciado em 2012 e até 2014 utilizou-se de quatro saídas do Projeto Talude, na quebra da plataforma continental brasileira. As amostragens aconteciam em mais de 30 estações fixas entre Chuí-RS e o Cabo de São Tomé no Rio de Janeiro durante 4 cruzeiros (2012, 2013 outono, 2013 primavera e 2014 primavera). Todos os objetivos iniciais do Projeto foram alcançados: Confirmar a potencial toxicidade das florações através da presença de neurotoxinas (saxitoxinas) em seus feixes e trichomas (Detoni et al. 2016), associar as florações de Trichodesmium também as massas d água menos quentes e oligotróficas do Talude Continental (Detoni et al. 2016b), identificar a associação de partículas de Ferro na poeira atmosférica que se deposita nos trichomas ( Bif & Yunes, 2017) e na variação da composição do fitoplâncton associado a medida que o teor de saxitoxinas varia nos trichomas, feixes e colônias (Bif et al. 2018). O Projeto continua utilizando-se de saídas de oportunidade sob cortesia dos Projetos Multisar e Bonito Listrado e obteve dados muito interessantes como o fato que as Florações podem chegar a pontos muito ao Sul e junto a Costa do RS, como aconteceu em março de 2018.

                                            

Figura 1. Localização da mancha (grande floração) de Trichosdemium na Costa do RS no dia 11 de março de 2018 (foto do satélite MODIS) e o material denso da floração de coloração predominante marrom-vermelho coletado a bombordo do NOc. Atlântico Sul durante o Projeto MultiSAr.

Como visto na figura 1 os melhores filtros para reflectância no satélite deverão ser para outros comprimentos além da clorofila-a. Este é o desafio da dissertação de Mestrado de Chariane Werlang ora em curso no PPGOFQG do Instituto de Oceanografia.

Referências:

Bif, M.B.; Yunes, J.S. (2017). Distribution of the marine cyanobacteria Trichodesmium and association with iron-rich particles in the Southwest Atlantic Ocean. Aquatic Microbial Ecology, 78, 107-119.

Bif, M.B; De Souza, M.S, Costa, L.D.F & João Sarkis Yunes. (2018). Microplankton community composition associated with aggregations of toxic Trichodesmium in the Southwest Atlantic Ocean. FRONTIERSIN Marine Sciences, (no prelo).

Detoni, A.S.; Pacheco, L.A.; Costa, L.D.F, Yunes, J.S. (2016). Toxic Trichodesmium bloom occurrence in the southwestern South Atlantic Ocean.Toxicon,110, 51-55.

Detoni, A.M.S.;Ciotti, A.M.;Calil, P.H.R.;Tavano, V.M.; Yunes, J.S. (2016b).Trichodesmium latitudinal distribution on the shelf break in the southwestern Atlantic Ocean during spring and autumn. GlobalBiogeochem. Cycles, 30, 1738–1753.