Neste último domingo, dia 05/11/2023, o navio oceanográfico Atlântico Sul, da Universidade Federal do Rio Grande - FURG, recebeu o Clean Lab, um laboratório flutuante equipado com um sistema interno de filtração de partículas do ar, que atende as recomendações do projeto internacional GEOTRACES. O Atlântico Sul partiu rumo a nossa costa gaúcha para realizar pesquisas diversas na água e no sedimento na altura do Farol do Albardão e ao longo da costa até o Hermenegildo. As amostragens desse cruzeiro fazem parte do Projeto INCT Mar COI, que através de recursos do CNPq e FAPERGS financiaram a reforma do container laboratório flutuante. Os idealizadores da transformação do container em um laboratório limpo denominado Clean Lab foram a Profa. Dra. Mônica WallnerKersanach (Laboratório de Hidroquímica, FURG) e o Prof. Dr. Leonardo Contreira (UFPEL). 

Com o uso do Clean Lab será possível o manuseio seguro, sem contaminação, das amostras de água coletadas atendendo os mais rígidos padrões internacionais. A vantagem do container é sua versatilidade, uma vez que pode ser transportado e utilizado em qualquer navio oceanográfico. Vídeo do interior do laboratório flutuante pode ser acessado no link: https://www.instagram.com/reel/CzZft4KvI0E/? igshid=MW03Z24yZHBsaWV5ZQ==

O container embarcado nesse cruzeiro será utilizado pelas discentes de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Oceanologia (PPGO) Maria Alice da Silva Witt e Ananda Quiles Bueno, que serão responsáveis pelas amostras relativas à oceanografia química.

Como complementação a essa infraestrutura, recentemente a FURG aprovou um projeto da FINEP (R$ 1.400.000,00) idealizado pela Profa. Dra. Mônica WallnerKersanach e sob a coordenação do Prof. Dr. Eduardo Secchi (PROPESP, FURG), referente à reforma de uma sala limpa no Laboratório de Hidroquímica de cunho multiusuário. A sala prevê um sistema de filtração de ar e equipamentos próprios para este tipo de ambiente e destinada para o manuseio seguro de quaisquer amostras ambientais.

Essa infraestrutura conjunta promoverá o desenvolvimento e fortalecimento das pesquisas e formação de recursos humanos nas áreas de biogeoquímica e poluição ambiental por metais-traço.