"Um projeto de pesquisa de mestrado irá verificar possíveis riscos de contaminação de um tipo de cianobactéria tóxica em mexilhões da Praia do Matadeiro. Densas populações desta espécie, Cylindrospermopsis raciborskii, foram registradas na Lagoa do Peri desde a década de 1990 e, nos últimos 20 anos, são monitoradas pela Casan. As concentrações de saxitoxina, produzida pela cianobactéria, ainda são baixas e o sistema de tratamento de água da Casan consegue remover a contaminação, principalmente pelos filtros e cloro. Porém, o Canal do Sangradouro leva água da Lagoa do Peri ao Atlântico, entre Armação e Matadeiro, onde há costões rochosos, habitat de mexilhões, além de organismos comestíveis enterrados na areia."

O projeto está sendo desenvolvido pela mestranda Tanise Klein Ramos (UFSC) com orientação de Leonardo Rörig (UFSC) e João Sarkis Yunes (FURG).

A notícia completa está disponível em http://noticias.ufsc.br/2017/05/pesquisa-analisa-riscos-da-contaminacao-de-mexilhoes-na-praia-do-matadeiro/