O estudo teve como objetivo avaliar as áreas de forrageamento e entender a ecologia e interações tróficas de diferentes espécies de cetáceos que ocorrem na região da plataforma continental externa e talude do Oceano Atlântico Sul ocidental. Foi conduzido no Laboratório  de Ecologia e Conservação da Megafauna Marinha (EcoMega-FURG), e faz parte da tese de doutorado da bióloga Genyffer C. Troina no Programa de Pós-Graduação em Oceanografia Biológica (PPGOB), em regime de cotutela e dupla diplomação com a Vrije Universiteit Brussel (Bélgica), sob orientação do Prof. Eduardo R. Secchi e co-orientação da Profa. Silvina Botta pela FURG e Prof. Frank Dehairs (pela Vrije).O trabalho é uma contribuição para a Rede Temática 3, Biodiversidade e Geodiversidade, do INCT-Mar COI.

Durante dez cruzeiros de pesquisa a bordo do navio oceanográfico Atlântico Sul (Instituto de Oceanografia, FURG) foram coletadas amostras de pele de dez espécies de cetáceos que ocorrem nessas águas oceânicas. Através das análises das composições isotópicas do carbono (δ13C) e nitrogênio (δ15N), foi possível distinguir as áreas utilizadas pelas diferentes espécies de cetáceos, investigar a ecologia trófica de cada espécie e avaliar o nível de sobreposição na utilização dos recursos entre as mesmas. Os dados apresentados fornecem informações originais sobre o uso de habitat e de recursos dessas populações oceânicas, cuja ecologia trófica é pouco conhecida por ocorrerem a grande distância da costa.

 O artigo completo pode ser acessado pelo link https://doi.org/10.1007/s00227-020-03805-8

Troina, G.C.; Botta, S.; Dehairs, F; Di Tullio, J.C.; Elskens, M.; Secchi, E.R. (2020) Skin δ13C and δ15N reveal spatial and temporal patterns of habitat and resource use by free-ranging odontocetes from the southwestern Atlantic Ocean. Marine Biology 167,186.