Imprimir

O estudo da variabilidade direcional do clima de ondas ao longo dos últimos 3 mil anos no Atlântico Sul foi tema de pesquisa conduzida no Laboratório de Oceanografia Costeira (LOC-UFSC) da Universidade Federal de Santa Catarina e desenvolvido no âmbito da Rede Clima e do INCT-Mar COI. A investigação foi parte da dissertação de mestrado da pesquisadora Ana Paula da Silva no Programa de Pós-Graduação em Oceanografia da UFSC (PPGOceano), sob orientação do Prof. Antonio Henrique da Fontoura Klein, e contou com apoio financeiro do Ministério do Meio Ambiente através do Projeto SMC-Brasil.

A pesquisa analisou a variação da direção de ondas no Atlântico Sul a partir da análise de cordões de dunas frontais que são formados paralelos à orientação da linha de costa, e consequentemente orientados na direção do clima de ondas predominante. Os resultados indicaram ciclos multi-centeniais de alteração na direção da ondulação predominante em acordo com oscilações nos gradientes de pressão ao nível do mar em médias e altas latitudes, e também a oscilações do Modo Anular Sul (Southern Annular Mode - SAM). O estudo também observou que anomalias inter-hemisféricas da temperature da superfície atmosférica (e.g. Pequena Era do Gelo) coexistiram com mudanças nas tendências de direção do clima de ondas, o que indica a influência de mudanças climáticas nos sistemas atmosféricos geradores de ondas no Atlântico Sul.

Diante das mudanças climáticas previstas para as próximas décadas e séculos, estudos da variação direcional do clima de ondas influenciada por alterações em padrões climáticos e atmosféricos são fundamentais para projeção das alterações de longo-prazo nos processos morfodinâmicos da zona costeira.

Maiores detalhes em: Silva, A.P.; Klein, A.H.F.; Fetter-Filho, A.F.H.; Hein, C.J.; Mendez, F.J.; Broggio, M.; Dalinghaus, C. (2020). Climate-Induced Variability in South Atlantic Wave Direction over Past Three Millennia. Nature Scientific Reports, 10, pp.1-2, https://doi.org/10.1038/s41598-020-75265-5.