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 Cruzeiro SAMOC15/SAMBAR1

A Circulação Meridional do Atlântico Sul (SAMOC) é um programa científico iniciado em 2007 como uma cooperação internacional entre instituições do Brasil, Argentina, África do Sul, EUA, França, Reino Unido, Alemanha e outros países europeus. O SAMOC é endossado pelo CLIVAR e é um importante componente da Rede Temática 1 do INCT-Mar COI. Suas atividades de campo começaram em 2009 no contexto do Projeto SAM, liderado pela Administração Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA) dos EUA em cooperação com instituições da Argentina e Brasil. A contribuição brasileira, um componente do Programa GOOS-Brasil, tem sido financiada desde 2011 pela Fundação de Apoio do Estado de São Paulo (FAPESP) através de Projetos SAMOC-BR (outorga 2011 / 50552-4) e SAMBAR (outorga 2017 / 09659-6). Para maiores informações sobre o SAMOC, consulte: http://www.aoml.noaa.gov/phod/SAMOC_international.

O projeto SAMBAR é uma nova contribuição para o SAMOC visando uma melhor compreensão da variabilidade interanual do conteúdo de calor e transportes meridionais através de uma iniciativa na Bacia do Atlântico Sul (SAMOC Basin-Wide Array - SAMBA) e os impactos na Circulação do Atlântico Sul, no Clima Regional e na estabilidade da MOC. O SAMBAR manterá e aprimorará o array de observação existente com a implantação de novos instrumentos e a realização de cruzeiros oceanográficos. Nesse contexto foram realizadas as atividades a bordo do navio oceanográfico da Universidade de São Paulo NOc Alpha-Crucis, como o 15º cruzeiro do Projeto SAM e o primeiro cruzeiro tipo A do SAMBAR.

A campanha oceanográfica no Oceano Atlântico Sul cobriu um transecto que se estendia ao longo da latitude 34,5S perto da costa sul-americana até a longitude 44,30W, uma seção geralmente referida como o extremo oeste do SAMBA. Durante o cruzeiro, a partir de 20 de abril a 3 de maio, em 27 estações de CTD com qualidade GO-Ship foram amostradas as propriedades físicas e biogeoquímicas em toda a coluna de água. Também foram realizadas a telemetria de dados de eco-sondas invertidas e a recuperação, recondicionamento e recolocação destes instrumentos no fundo do mar. Além disso, 46 bati-termógrafos descartáveis (XBTs) foram lançados, 18 ao longo do transecto de 34,5S e 28 no transecto de retorno, de 34,5S – 44,5W para 23,97S – 46,30W.

Uma equipe internacional e multidisciplinar de 20 cientistas contribuiu para o cruzeiro: 8 do Instituto Oceanográfico da USP (IOUSP); 2 do Instituto de Oceanografia da Universidade Federal do Rio Grande (IO-FURG); 2 do Servício de Hidrografia Naval (SHN) da Armada Argentina; 2 do Instituto de Investigación y Desarrollo Pesquero (INIDEP), da Argentina; 2 da NOAA, dos EUA; e 1 da Universidade Federal do Ceará (UFC); da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ); da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e da Universidad de la República del Uruguai (UdelaR).


 Cruzeiro INCT Mar COI: 

Mais um cruzeiro oceanográfico do INCT Mar-COI, à bordo do N/O Atlântico Sul, está previsto para Janeiro de 2015. Dando continuidade à série que integra os cruzeiros realizados em Janeiro/2013 e Julho/2014, esta etapa abrangerá uma extensão partindo do Farol do Albardão até o porto de Paranaguá. Neste cruzeiro será inaugurado um novo passo para a oceanografia química brasileira, através da operação do novo A-frame instalado no navio, que possibilitará a utilização da nova roseta com garrafas GO-FLO adquirida recentemente pelo INCT. Este novo layout proporcionará coletas ultra-limpas de amostras para elementos-traço, ampliando a capacidade do país para o estudo dos processos biogeoquímicos no oceano aberto. Participarão pesquisadores de três diferentes instituições FURG (Universidade Federal do Rio Grande); IPEN (Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares) e UFPR (Universidade Federal do Paraná), visando responder questões referentes à produtividade das águas na plataforma sul-brasileira através da contribuição do aporte de água subterrânea, exportação de partículas para o solo oceânico, transferência oceano-atmosfera de CO2, entre outros. Para que essas questões possam ser respondidas, a partir das coletas obtidas neste cruzeiro serão realizadas diversas análises, entre elas: determinações de macro e micronutrientes, parâmetros físico-químicos, pressões parciais do dióxido de carbono no ar e na água, determinação de radionuclídeos, entre outros. Este cruzeiro contará também com atividades voltadas para o estudo da Geodiversidade e Biodiversidade do assoalho da Plataforma Continental sul brasileira.



 3º Cruzeiro INCT Mar COI:

De 15 a 23 de Janeiro foi realizado à bordo do Navio Oceanográfico Atlântico Sul, o 3º cruzeiro INCT Mar-COI na costa do RS e de SC. Este cruzeiro foi especial, pois foram utilizados os novos equipamentos de coleta de água “limpa” em mar profundo, para análise de elementos traços e seus isótopos, incluindo uma roseta com 24 garrafas GO-FLO de 12 litros, com CTD, fluorímetro e outros sensores, acoplada a um cabo inerte de Kevlar de 2500 metros de comprimento. O teste foi considerado um sucesso pela obtenção de dados e de água de profundidades ainda não amostradas pelo NOc Atlântico Sul, pelo treinamento de pesquisadores e da tripulação do navio, em mais esta importante e nova “faina de bordo”. Embarcaram, além da equipe do Laboratório de Hidroquímica, pesquisadores do Laboratório de Estudos dos Oceanos e Clima, Laboratório de Oceanografia Geológica e vários alunos, sendo 4 deles formandos do Curso de Oceanologia da FURG. Algumas imagens do cruzeiro:

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 4º Cruzeiro INCT Mar COI: 

Entre os dias 05 e 15 de fevereiro de 2015 a bordo do Noc. Atlântico Sul foi realizado o cruzeiro INCT para atender as demandas da sub-proposta 3.1 Geodiversidade/Biodiversidade. Foram realizados levantamentos em duas áreas da plataforma continental interna de Santa Catarina e Paraná.Foram obtidos dados de Sonar de Varredura Lateral (SVL) em ambos locais com 20% da área coberta para SC e 100% para uma das áreas selecionadas para o Paraná (ver figura abaixo) . Os registros no Paraná foram excelentes. Em ambos locais foram obtidos registros sísmicos de boa qualidade com o 3.5 Khz (sub-superfície) tendo o equipamento coletado dados ao longo de praticamente todo o cruzeiro. Da mesma forma foram obtidas amostras de fundo com o Box Corer em todas as estações planejadas. De forma inédita no âmbito do cruzeiro foram realizadas em vários pontos boas filmagens de fundo com o uso do ROV recentemente adquirido qual foi operado pela equipe do NAUTEC/FURG .O esforço amostral se concentrou em frente à Praia da Pinheira, no Município de Palhoça, Grande Florianópolis em uma área de aproximadamente 170 km² adjacente à APA da Baleia Franca. Os dados adquiridos foram considerados de grande interesse para investigações sobre a geodiversidade e biodiversidade na costa catarinense. O cruzeiro chefiado pelo Professor Gilberto Griep do Núcleo de Oceanografia Geológica da FURG, contou a participação de pesquisadores do Laboratório de Oceanografia Costeira – LOC da UFSC,pesquisadores do Laboratório de Benthos do CEM/UFPR e pesquisadores e alunos do Grupo de Automação e Robótica Inteligente – NAUTEC da FURG, os quais levaram a bordo o MiniRov SeaBotix LBV200-4 para testes de manobrabilidade e filmagens subaquáticas. O cruzeiro também serviu para treinar vários alunos do curso de oceanologia da FURG. Nas duas figuras abaixo mostramos a área de levantamento planejada para Paraná, na realidade sul de São Paulo, próximo a Cananéia e, a cobertura feita com Sonar de Varredura Lateral. A área coberta corresponde a cerca de 83 mil metros quadrados, o equivalente a 8 campos de futebol. Em todas as linhas foram feitos também mapeamento com 3.5 kHz, o que permitirá, pela primeira vez, mostrar a interação entre feições superficiais do SVL e sub-superficiais do 3.5 kHz.

 

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